linguistica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS
ADAIR DIAS
ARIELE NASCIMENTO
DANIELE MARQUES
IHADINA TAWANA
KARINE DE SOUSA
REGRAS DE CORRESPONDÊNCIA FONOLÓGICO GRAFÊMICA:
RELAÇÃO ENTRE SOM, FALA E ESCRITA
Governador Valadares
2014
ADAIR DIAS
ARIELE NASCIMENTO
DANIELE MARQUES
IHADINA TAWANA
KARINE DE SOUSA
REGRAS DE CORRESPONDÊNCIA FONOLÓGICO GRAFÊMICA: RELAÇÃO ENTRE SOM, FALA E ESCRITA
Trabalho do curso de Letras, apresentado a Faculdade de Ciências Humanas e Sócias da Universidade Vale do Rio Doce como parte das exigências para a obtenção de nota.
FÁBIO ALEX LOPES DE ALMEIDA
Prof. Orientador
GRAFÊMICA E FONÊMICA
Grafêmica é uma disciplina de teoria escrita que estuda o sistema gráfico da língua e de suas regras, também é responsável pela identificação e interação de seus grafemas, sua relação formal e sua correlação com a estrutura fonológica que representa.
Ela aborda três sistemas gráficos principais: o subsistema literal, oportuna e acentuação, ou seja, letras, pontuação e acentos. A grafêmica é visto como uma parte do fenômeno lingüístico, estando em relação direta entre significado e escrita.
A Fonêmica é a área da lingüística que busca estabelecer as relações entre fonemas e alofones e teve como formulação inicial propor um método para converter a fala em sistemas de escrita.
Habilidades lingüísticas básicas: Grafêmica e Fonêmica
As habilidades básicas de leitura e escrita são imprescindíveis a formação lingüística do individuo, uma vez que servem de alicerce para o processo de construção e consolidação de competências mais complexas. Assim, o domínio dessas duas habilidades primarias, no que tange ao continuo desenvolvimento e aprimoramento dos mecanismos lingüísticos, faz-se relevantes, devendo ser estimulado com vista a sua otimização.
1. Transcodificação do grafema