fisio
As artrites atingem uma em cada sete pessoas acima dos 30 anos, das quais 60 a 70% são mulheres. Elas são mais comuns em adultos e idosos e têm aumentado muito ultimamente, com o sedentarismo e o envelhecimento da população, já sendo um dos principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Quais são as causas das artrites?
As artrites podem ser decorrentes de distúrbios autoimunes, traumas físicos, lesões relacionadas ao trabalho ou de infecções por bactérias, vírus ou fungos.
São fatores que favorecem as artrites: trabalhos extenuantes e repetitivos, obesidade, idade avançada, praticar esportes radicais e violentos, movimentos vigorosos como dança, por exemplo; doenças ósseas, musculares, circulatórias e imunológicas.
Quais são os sinais e sintomas das artrites?
Os sinais e sintomas das artrites dependem do tipo clínico de cada uma delas. No geral, a articulação apresenta os sintomas próprios de uma inflamação como dor, calor, vermelhidão, inchaço e febre.
As dores são quase sempre noturnas e aumentam quando se está em repouso. Com a evolução da doença, a articulação vai ficando mais rígida, com consequente redução da movimentação.
• Dor em articulações
• Inchaço nas articulações
• Redução na capacidade de mover as articulações
• Vermelhidão da pele ao redor da articulação
• Rigidez, especialmente pela manhã
• Aquecimento ao redor da articulação.
Como é o tratamento das artrites?
O tratamento das artrites varia de acordo com o tipo, mas quase sempre inclui antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, repouso e a ingestão de muitos líquidos. Um médico clínico geral, pediatra, ortopedista