atps contabilidade internacional
Passo 1: “História da Contabilidade”
A história da Contabilidade é tão antiga quanto á história da civilização, como o homem é ambicioso, naturalmente, a Contabilidade existe desde o inicio da civilização. Imaginemos um pastor de ovelhas que não conhecia números, a escrita e nem a moeda, contudo precisava saber o quanto suas ovelhas poderiam lhe trazer de benefícios, como poderia ele saber o quanto seu rebanho havia crescido desde o ultimo ano? Ai entra a função da Contabilidade já no inicio da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza e registra-los.
Também a atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens, quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, mas, as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.
Á medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, sua preocupação também aumentava, pois, desejava saber quanto poderiam render e qual era a forma mais simples de aumentar suas posses; estas informações não eram de fácil memorização, quando já em maior volume requerendo registros mais detalhados.
Foi pensando no futuro que o homem decidiu fazer seus primeiros registros, a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc...
Tudo indica que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros, e usavam como base uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada “SHAT”.
Os gregos baseando-se nos egípcios 2000 anos antes de Cristo, já escrituravam contas de custos e receitas, procedendo anualmente, a uma confrontação entre elas, para apurar o saldo.
Os gregos aperfeiçoaram o modelo egípcio, estendendo a escrituração contábil ás várias atividades, como administração pública, privada e bancária.
Os sumérios- babilônios plantaram a