Folclore no contexto da educação física escolar
LUÍS GUSTAVO FERREIRA NOVAES
FOLCLORE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
TUCURUÍ-PA 2012 Introdução Sabemos que o folclore é uma riqueza de cultura, sempre com suas crenças, lendas e mitos, tem origem inglesa, o folclore se mantém vivo porque ele é típico e variavelmente diferente em cada região, o folclore tem muitos “causos” passados de geração em geração, a maioria de seus casos são de autoria desconhecida, e os mitos tem grande importância como, passar conhecimento para as pessoas alertando sobre os perigos e defeitos do ser humano, e também há misturas de Deuses, heróis e personagens super estranhos que tem algum sentido com a vida real.
FOLCLORE
O folclore, cultura popular e a escola: Segundo Giffoni (1973) a palavra folclore (folklore), foi publicada pela primeira fez em agosto de 1846, sendo derivada da palavra folk que quer dizer povo e lore (sabedoria popular), sendo assim, no sentido tradicional do saber do povo. Verderi (2000) refere que folclore é o estudo de temas ligados às raízes de um povo, seus costumes e tradições.
Para Pereira (1986) o folclore é uma ciência sociocultural que estuda a cultura espontânea do homem da sociedade letrada. Pinto (apud IZUMI & MATINS JUNIOR 2006) considera que o folclore é de saber ilimitado e nas mãos do professor pode ser uma arma potente de cultura, que proporciona ensinar recreando.
Folclore é o conjunto de crenças, superstições, lendas, festas e costumes de um povo passado de geração em geração. O Folclore no Brasil só começou a receber atenção da elite na metade do século XIX, durante o Romantismo. Naquela época, a cultura popular crescia na Europa e Estados Unidos e,