FNDE
Paula Cristina Moura, Ana Júlia Viamonte
Universidade Portucalense paulacmouraster@gmail.com, ajs@upt.pt
Resumo
Este trabalho pretende apresentar os Jogos Matemáticos como mais um recurso didáctico que os professores podem usar nas aulas de matemática ou até mesmo nas aulas de apoio. Desde crianças que temos uma relação muito próxima com os jogos e com as actividades lúdicas e, já na fase adulta nunca nos distanciamos completamente desta prática. Mas, qual é a relação entre o jogo e a matemática? Qual é a importância do jogo no processo ensino - aprendizagem da matemática?
A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de factores o que torna o seu ensino bastante complexo. É necessário desenvolver o raciocínio lógico e estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Desta forma, os professores de matemática devem concentrar-se em aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e sentido cooperativo, aumentando a socialização e as interacções pessoais. Tendo em conta tais aspectos e atendendo também a que um número muito considerável de alunos não apresenta muito interesse pela Matemática, torna-se uma mais valia a utilização de jogos para complementar o estudo e a aquisição de conteúdos. Através dos jogos, é possível proporcionar experiências, aceitar normas e hierarquias e fomentar o trabalho em equipa e o respeito pelos outros. O papel do professor é de extrema importância pois é ele quem vai orientar a aula de tal modo que os objectivos, a que se propôs atingir com a apresentação do jogo, sejam atingidos.
Neste trabalho começamos por apresentar as vantagens do uso dos jogos no ensino da matemática para depois, tendo em vista a sua importância na aprendizagem da matemática, se propor uma partilha de actividades lúdicas que podem ser usadas em
alguns