Prolapso de reto
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
MEDICINA DE CÃES E GATOS I
RELATO DE CASO:
PROLAPSO DE RETO
Gabriela Bauer Pinto
Canoas, 4 de julho de 2013.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O prolapso retal é uma enfermidade caracterizada pela protrusão da porção terminal do intestino grosso através do esfíncter anal. Ele pode ser parcial ou completo, dependendo das estruturas envolvidas. No prolapso retal parcial, também chamado de eversão retal, somente a mucosa retal sofre protrusão. O prolapso retal completo é a evaginação de dupla camada do reto, algumas incluindo a junção anorretal do canal anal.
Causado secundariamente ao tenesmo, associada à proctite ou colite grave secundária à infecção parasitária, podendo ainda ter outras causas predisponentes como doenças anorretais que causam disquezia, doenças do trato urinário inferior (cistite e obstrução uretral) e doenças prostáticas (prostatite e hiperplasia prostática) que provocam estrangúria, tumores de cólon distal, reto ou do ânus, colite e proctite.
Afeta cães e gatos de qualquer idade, sexo ou raça. Mas é mais visto em animais jovens com diarréia e tenesmo graves.
O diagnóstico é realizado através do exame clínico onde visualiza-se uma massa tubular protaída a partir do ânus. Observa-se uma invaginação em dupla camada do reto, apresentando abertura luminal em sua extremidade. Pode-se detectar áreas com graus variáveis de hemorragia ou necrose na superfície da mucosa. Automutilação também pode ocorrer. É importante diferenciar um prolapso retal verdadeiro de uma intussuscepção iliocólica prolapsada. Esta diferenciação se dá pela passagem de um termômetro bem lubrificado ou um dedo entre o ânus e a massa prolapsada. No prolapso retal, o fórnix está localizado a cerca de 1 centímetro dentro do ânus e na intussuscepção prolapsada, o termômetro ou o dedo passam facilmente cerca de 5 cm da massa.
O tratamento está baseado na identificação e na