Flavonoides
Os flavonoides possuem são varredores de radicais livres e são queladores dos íons metálicos, protegendo os tecidos contra radicais livres de oxigênio e peroxidação de lipídeos. A divisão dos flavonoides está baseada na conexão do anel aromático B ao anel heterocíclico e as subclasses são: flavonas, flavonóis, isoflavonas, flavononas, antocianinas, flavonols, flavonóis.
Flavonas
Entre as flavonas a apigenina e luteolina estão presentes em grãos, vegetais folhosos e ervas. Estudos demonstram que a apigenina obteve efeitos citostático e antiangiogênicos in vitro e também inibição da proliferação de células normais e tumorais in vitro.
Flavonóis
Os flavonóis pertencem a uma subclasse de flavonóides com diferentes características estruturas e bioquímicas. Quercetina, caemferol e miricetina são os flavonóis mais comuns e tem efeito antioxidante, podendo ser encontrado em frutas, vegetais e bebidas como chás e vinho tinto.
Flavanonas
As flavanonas constituem a maioria dos flavonóides e estão presentes em frutas cítricas, incluindo laranja, limão, tangerina e lima. Os principais exemplos de flavanonas são hesperidina, naringina, narirutina, eriocitrica, neo- hesperidina, didimina, neo- eriocitrina e poncirina. Evidências sugerem o uso das flavanonas tem papel no tecido epitelial vascular.
Flavanols
Os principais representantes dos flavanols são catequinas, epicatequina, epicatequina- 3- galato, epigalocatequina e epigalocatequina- 3- galato. As fontes de catequinas são chás, frutas e chocolates.