Aminoácidos
As proteínas são substâncias orgânicas de alto peso molecular formadas por um grande número de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. As células de todos os organismos vivos contêm uma variedade de proteínas com funções diferentes. As membranas que circundam as células contêm proteínas, as reações metabólicas que se dão no interior das células são catalisadas por enzimas que são proteínas. A reprodução das células e a transmissão das características hereditárias dependem das proteínas. Certos hormônios são proteínas, e os anticorpos que defendem o corpo são proteínas. Quando as proteínas são hidrolisadas, elas são convertidas numa mistura de aminoácidos. São conhecidos cerca de 20 aminoácidos obtidos a partir de proteínas. O propósito das experiências descritas é a determinação qualitativa de aminoácidos bem como a pesquisa da ligação peptídica. A molécula protéica é tão complexa que às vezes é difícil interpretar o seu comportamento químico. As proteínas de um modo geral refletirão as propriedades químicas de seus aminoácidos. Muitas reações coloridas das proteínas dependem da presença de um determinado aminoácido.
1 - Reação do Biureto
As proteínas e seus produtos de hidrólise que contenham mais de duas ligações peptídicas são reagentes positivos para a Reação do Biureto.
O Biureto é formado da decomposição da uréia a uma temperatura de 180°C.
As soluções alcalinas com biureto apresentam uma coloração violeta na presença de sulfato de cobre (CuSO4). Isso ocorre pela formação de um complexo entre o íon Cu+2 e os átomos de nitrogênio da molécula do biureto.
As ligações presentes na molécula do biureto são semelhantes às ligações peptídicas que unem os aminoácidos na formação dos peptídeos e proteínas.
Reagente de Biureto
Dissolva 1,5g de sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) e 6,0g de tartarato de sódio e potássio (KNaC4H4O6.4H2O) em 500 mL de água destilada. Adicione, sob agitação constante, 300 mL