FLAVONÓIDES
Curso: Nutrição
Disciplina: Bioquímica dos Alimentos
Tema: Flavonóides Aluno: Luana Martiniano Data: 01/07/14
Resumo A utilização de pigmentos naturais vem crescendo cada vez mais por parte dos diversos setores industriais com o intuito de acrescentar maior valor nutricional aos alimentos. Como se sabe, o uso de corantes sintéticos a longo prazo pode trazer sérios danos para o organismo humano,devido ao seu elevado teor de substâncias altamente tóxicas. Com isso, faz-se necessário uma maior utilização de alimentos compostos com substâncias mais naturais que possam além do sabor trazer benefícios para a saúde. Os corantes naturais têm origem preferencialmente nos sucos e extratos vegetais conhecidos, podendo ser também de origem animal.
A aparência de um alimento, natural ou processado, é extremamente importante para sua aceitação, razão pela qual a cor é uma das suas propriedades sensoriais mais importantes. Por isso, é tão importante o uso de corantes que deixem o alimento com uma cor mais agradável, pois tão importante quanto o sabor, é sua cor. O grande desafio, no entanto, frente ao uso dos pigmentos naturais, por parte das indústrias é, o controle sobre sua estabilidade que, em comparação com os pigmentos sintéticos é bem mais sensível a agentes externos como pH e temperatura, por exemplo.
Os pigmentos naturais são divididos em grandes grupos:
-Clorofila;
-Carotenoides;
-Flavonoides;
-Porfirinas;
-Betalaínas;
-Carmim.
Este trabalho tem como objetivo mostrar as principais classes de flavonoides, exemplos de alimentos, fatores que influenciam na sua degradação, assim como, sua grande importância tanto para a nutrição humana como para os