Flavonóides
1. INTRODUÇÃO
Flavonóide é o nome dado a um grande grupo de fitoquimicos ou fitonutrientes, que são polifenóis de baixo peso molecular, encontrados em diversas plantas. É encontrado em várias frutas e vegetais em geral, assim como em alimentos processados como chá e vinho.
Os benefícios do consumo de frutas e outros vegetais é geralmente atribuído mais aos compostos flavonóides, do que aos outros conhecidos nutrientes, devido ao vasto leque de efeitos biológicos que incluem entre outros: ação anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-cancer.
Tanto a Indústria como pesquisadores e consumidores têm demonstrado grande interesse nos compostos flavonóides pelo potencial de seu papel na prevenção do cancer e doenças cardiovasculares devido às suas propriedades antioxidantes.
Mais de 5000 compostos flavonóides que ocorrem na natureza foram descritos e classificados a partir de sua estrutura química. subdividem-se nos grupos:
- Flavanas
- Flavanonas
- Flavonóis
- Flavonas
- Isoflavonas
- Antocianinas
1.1 GENERALIDADES
Os flavonoides, biossintetizados a partir da via dos fenilpropanoides, constituem uma importante classe de polifenois, presentes em relativa abundância entre os metabólitos secundários de vegetais. Uma substância fenólica ou polifenólica é aquela que possui um ou mais núcleos aromáticos contendo substituintes hidroxilados e/ou seus derivados funcionais.entretanto, uma definição levando em conta somente a estrutura química não é apropriada, uma vez que existem compostos contendo hidroxilas fenólicas, que fazem parte de outras classes de metabólitos . Dessa forma, é mais conveniente empregar-se uma definição que leva em conta também a origem biogenética.
Os flavonóides representam um dos grupos fenólicos mais importantes e diversificados entre os produtos de origem natural. Essa classe de compostos é amplamente distribuída no reino vegetal. Quase ausente em algas, alguns representantes foram identificados em briófitas, existindo somente