Fisica Radiacoes Farmacia
2ª Avaliação – Outubro/2014
1) A pele humana não sofre praticamente nenhum dano quando exposta a um feixe de luz, porém, a radiação ultravioleta pode causar sérios problemas à pele. Esse comportamento tem alguma relação com as energias dos fótons? Explique.
Chama-se de ultravioleta a região do espectro eletromagnético onde o comprimento de onda dos raios luminosos se situa entre 400 nm e 15 nm. Radiações cujos comprimentos de onda têm menos de 15 nm fazem parte dos raios X ou dos raios gama. A radiação ultravioleta divide-se em três categorias - UV-A, UV-B e UV-C, de acordo com o comprimento de onda: 400-320 nm (UV-A), 320-280 nm (UV-B) e 28015 nm (UV-C). Como a frequência da radiação eletromagnética é inversamente proporcional a seu comprimento de onda, quanto menor o comprimento de onda, maior a frequência da radiação e, consequentemente, maior sua energia, já que a energia de um fóton é proporcional à sua frequência. Assim, os fótons no UV-C têm mais energia que os fótons no UVB, e estes mais energia que os fótons no UV-A.
A radiação ultravioleta é responsável pelo bronzeamento da pele de banhistas. No entanto, uma superexposição aos raios ultravioleta pode causar sérios danos à saúde. Como a radiação UV tem maior energia nos fótons, o DNA das células absorve essa radiação de alta energia, e a energia absorvida pode romper ligações químicas da molécula. As células da epiderme são danificadas e podem, em caso extremo, dar origem a um câncer de pele. O protetor solar reduz esse risco graças às substâncias que contém, capazes de absorver radiação UV. Altas doses de UV podem também ser prejudiciais aos olhos, uma vez que o cristalino. É um bom absorvedor de
UV. Alterações provocadas nas proteínas do cristalino podem levar à formação de catarata. 2) O olho humano é mais sensível à luz verde, de comprimento de onda igual a 505 nm.
Verificou-se em experiências que, quando pessoas são mantidas em um