Principais Aplicações de Radiação em Medicina
As principais Aplicações de Radiações em Medicina
ANA PAULA DA SIVA CRUZ E KAROLINA STEFANY GOMES CARVALHO
Barra do Garças – MT, abril de 2013.
Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.
As principais Aplicações de Radiações em Medicina
ANA PAULA DA SILVA CRUZ E
KAROLINA STEFANY GOMES CARVALHO
Trabalho apresentado pelas acadêmicas: Ana Paula da Silva Cruz e Karolina Stefany Gomes Carvalho ao curso de Farmácia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia como pré-requisito de aprovação parcial na disciplina de Física, sob orientação do Professor Me. Josiel S. Moura.
Barra do Garças – MT, abril de 2013. Introdução
O uso das radiações na medicina é a principal fonte de exposição humana. Na medicina, as aplicações da radiação são feitas em um campo genericamente Radiologia, que por sua vez compreende a Radioterapia, a Radiologia Diagnostica e a Medicina Nuclear. Radioterapia A radioterapia utiliza radiação no tratamento de tumores, principalmente os malignos, e base a se na distribuição de tumor pela absorção de energia de radiação. O princípio utilizado maximiza o dano no tumor e minimiza o dano em tecidos vizinhos normais, o que se consegue irradiando o tumor de várias direções. Tubos de raio x convencionais podem ser uma fone radioativa de cobalto -60, utilizada para tratar câncer de órgãos mais profundos. As fontes de césio – 137, já foram bastante utilizadas na radioterapia, mas estão sendo desativadas pois a energia da radiação gama emitia pelo césio -137 é relativamente baixa.
Radiologia Diagnóstica A radiologia diagnóstica consiste na utilização de um feixe de raio x para a obtenção de imagens do interior do corpo em uma chapa fotográfica, ou em uma tela fluoroscópica, ou ainda em uma tela de TV. O médico, ao examinar uma chapa, pode verificar as estruturas anatômicas do paciente e descobrir a existência