Radiações ionizantes na medicina e tratamento
Nosso trabalho fala sobre as aplicações das radiações ionizantes na medicina e tratamento. É um trabalho complexo, pois as radiações ionizantes estão presentes em diversas áreas da saúde, várias formas de tratamento como medicina nuclear, radioterapia, radiologia diagnóstica, enfim... Vamos falar um pouco de cada um como é feito, como influencia em determinados tratamentos, os benefícios e malefícios também que acarretam, pois apesar de ser algo que possa tratar (curar) não significa que seja 100% bom, também tem seu lado ruim.
APLICAÇÕES DAS RADIAÇÕES IONIZANTES
MEDICINA E TRATAMENTO
Radiações Ionizantes
São todas aquelas com energia superior a 12,4 eV e que são capazes de ionizar átomos.
Durante toda a vida, estamos expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Radiações que podem ser de origem natural ou artificial.
As fontes naturais representam cerca de 70% da exposição, e o restante, fontes artificiais.
APLICAÇÕES DAS RADIAÇÕES IONIZANTES NA MEDICINA
As aplicações das radiações na medicina são feitas em um campo denominado Radiologia, que por sua vez compreende A medicina nuclear, a radioterapia e a radiologia diagnostica.
O uso das radiações na medicina é a principal fonte de exposição humana à radiação ionizante artificial, segundo um relatório do Comitê Científico das Nações Unidas sobre os Efeitos da Radiação Atômica.
As exposições médicas são responsáveis por 98% da contribuição de todas as fontes artificiais e são agora o segundo maior contribuinte para a dose da população mundial, representando cerca de 20% do total.
Mais de 4 bilhões de exames de raios-x são realizados a cada ano, um aumento de mais de 40% em relação à década anterior. A maior parte da dose da população recebida durante os procedimentos ocorreu em países com níveis elevados de tratamento de saúde, onde a exposição média de usos médicos equivale a cerca de 80% em relação à exposição de fontes naturais.
Nos Estados Unidos, a exposição