judeus
No século XX, a comunidade judaica foi vítima de uma das maiores atrocidades da história, o chamado holocausto. Instituído pelo líder nazista Adolf Hitler, durante a II Guerra Mundial, seis milhões de judeus foram submetidos aos campos de concentração, sendo torturados e mortos.
Entre 1933 e 1945 a Alemanha nazi construiu cerca de 20.000 campos para aprisionar as suas vítimas. Os campos eram utilizados para várias finalidades: campos de trabalho forçado, campos de transição (que serviam como estações de passagem), e como campos de extermínio construídos principalmente para assassinatos em massa. Desde sua ascensão ao poder, em 1933, o regime nazi construiu uma série de centros de detenção destinados à detenção e à eliminação dos chamados "inimigos do estado".
Após o fim da guerra, o movimento sionista reivindicou à Organização das Nações Unidas (ONU) a criação do Estado de Israel na Palestina. No ano de 1948, foi criado o Estado Judeu – contrariando os palestinos e árabes que viviam na região, milhares de judeus retornaram. A partir da criação do Estado de Israel, vários conflitos étnicos e guerras passaram a ser constantes na região conhecida como faixa de Gaza.
Sionista - é um movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.
Os Judeus eram altamente perseguidos porque os cristãos pensavam q tinham sido os Judeus os culpados pela morte de cristo. Hoje em dias já não são tão perseguidos mas na palestina e países desse género os Judeus continuam a ser um grande alvo.
Um filme bastante retrativo dessa