fisica moderna no ensino médio
DESENVOLVIMENTO
Através do surgimento de propostas de um ensino que permita uma aproximação histórico-filosófica do desenvolvimento da ciência, foi construído um trabalho de inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio a partir do conceito de energia.
O conceito de energia foi escolhido por causa das questões referentes do desenvolvimento no século XX, que são discutidas em biologia e na química, tais como a fotossíntese, o modelo atômico e a radiação.
Obstáculos também são encontrados para a inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio, algumas vezes de forma implícita.
Buscando meios para superar as dificuldades, D'Agostin (2008) aponta, através de pesquisas, que é possível inserir tópicos de física moderna e contemporânea no ensino médio, desde que não seja baseada em um formalismo matemático avançado.
Já que a física moderna e contemporânea permite trabalhar uma física mais atual, poderia remeter situações comuns da vida dos estudantes, tirando a formalidade matemática. Problemas que podem ser identificados no cotidiano de cada um, facilitando ainda mais o entendimento das teorias.
Para a inserção da física moderna e contemporânea foi criado um projeto pedagógico com base numa sequência didática. O projeto pedagógico foi construído com base em uma abordagem histórico-filosófica de forma que tivesse inicio no significado dos ternos e depois, um enfoque de como se desenvolveram durante a história, não sendo só uma informação a mais e sim um eixo condutor do conhecimento científico. Com base no projeto, foi levado aos alunos a historia da vida e as ideias de grandes pensadores tais como, Lavoisier e seus experimentos sobre a conservação da massa, ideias de Mayer e Joule sobre o calor, a questão da transformação, Newton e suas leis, entre outros.
Com isso, os alunos participaram ativamente das atividades, lançando diversos questionamentos.