fisica 12 forças de atrito
Sempre que dois corpos estão em contacto como, por exemplo, um livro em cima de uma mesa, existe uma força que se opõe ao movimento relativo dos dois corpos
Suponha que empurra um bloco ao longo da mesa, imprimindo-lhe uma certa velocidade. Quando o largar, o bloco passa a mover-se com uma velocidade que diminui no tempo, até que acaba por parar. Essa perda de velocidade indica que existe uma força que se opõe ao movimento; essa força designa-se por força de atrito, Fa, de deslizamento . Ela é devida a interacção entre as partículas dos dois corpos em contacto.
O valor máximo da força de atrito estático é proporcional ao módulo da força normal: Faemax=μeN . A constante de proporcionalidade chama-se coeficiente de atrito estático.
Se o corpo deslizar, a força de atrito cinético, Facmax=, é independente da velocidade (se esta não for muito elevada) e o seu módulo é proporcional ao módulo da força normal: Facmax=μcN . A constante chama-se coeficiente de atrito cinético.
As forças de atrito dependem das superfícies em contacto (do material de que são feitos e do seu polimento).
Objectivos
Estudar as forças de atrito estático e cinético determinando os factores de que dependem e relacionando entre si os coeficientes de atrito estático e cinético.
Identificar as forças que actuam num corpo, quer quando ele é solicitado a mover-se.
Relacionar as forças de atrito estático e cinético com:
-a massa dos objectos
-a superfície de contacto
-a área de contacto
Verificar, experimentalmente, que o coeficiente de atrito cinético é inferior ao estático.
Questões pre laboratoriais
1 a)
Fa força de atrito
FN força normal
Fg força gravítica
Se o corpo está em repouso, o módulo da força de atrito tem de ser igual à componente do peso na direcção do plano, ou seja, P sin θ
b) Considerando a Segunda Lei de Newton
sabendo que Fa=μeFN :
Material
Blocos