Força de atrito
Quando um objeto está sendo deslizado em um plano extremamente áspero, está também, além de sofrer a força para o movimento está exercendo uma força contrária que chamamos de Força de Atrito. A força de atrito é sempre o contrário da força exercida sobre ele. Existem vários tipos de força de atrito, os principais são dois que são chamados de estático e dinâmicos. Também existe o coeficiente de atrito, que é uma fórmula para se calcular a força de atrito exercida no plano. As duas leis do coeficiente de atrito (estático e dinâmico) foram descobertas experimentalmente por Leonardo da Vinci (1452-1519), e o cientista francês Charles A. Coulomb que, estudando o atrito, estabeleceu a diferença entre atrito estático e dinâmico.
Objetivo
Neste trabalho iremos explicar como este tipo de força reage nos objetos, os tipos de força de atrito, o coeficiente de atrito, e os exercícios 12 e 13 do experimento 7 do PLT: Práticas de Laboratório para Engenharias.
Força de Atrito
Quando um objeto está sendo deslizado em um plano extremamente áspero, está também, além de sofrer a força para o movimento está exercendo uma força contrária que chamamos de Força de Atrito. A força de atrito é sempre o contrário da força exercida sobre ele.
[pic]
Figura 1: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/forca-atrito.htm
Existem vários tipos de Força de atrito, e os seus principais são: 1- Força de atrito estático.
Esta força atua quando tentamos empurrar um objeto ou temos um objeto num plano inclinado e este objeto não exerce nenhum tipo de movimento, ou seja, a força de atrito estático é a mesma intensidade da força aplicada sobre o objeto, impedindo o seu movimento. 2- Força de atrito dinâmico
Esta força atua quando tentamos empurrar um objeto e a força de atrito é maior que a força exercida no objeto, sendo assim exerce uma força superior ao do objeto se opondo ao movimento. 3- Força de atrito cinético È quando iniciamos um movimento e está força