Experimento de fisica mecânica
INTRODUÇÃO
Estes experimentos estudam a mecânica com o coeficiente de atrito e o desvio médio.
No experimento 1, trabalhamos com o coeficiente de atrito. A força de atrito estático atua num corpo em repouso, em relação a uma superfície, sempre que o mesmo tende a deslizar sobre esta superfície. Essa força varia desde zero, quando não há tendência de movimento de corpo relativo à superfície, até o valor máximo, quando o corpo estiver na iminência de se mover relativamente à superfície.
A força de atrito cinético é aquela que age sobre o corpo quando em movimento relativamente à superfície de apoio. Em se tratando de superfícies sólidas, a experiência tem mostrado que a força de atrito é praticamente constante e depende apenas das superfícies e da força que comprime o corpo contra a superfície.
No experimento 2. Trabalhamos com o desvio médio
Demonstraremos o valor de uma grandeza quando não conseguimos que este valor se repita, sejam por diferentes equipamentos, processos ou operadores. Por exemplo: em uma indústria a mesma peça está sendo fabricada por diferentes máquinas, com diferentes operadores que trabalham com diferentes equipamentos de medida ou aferição.
Por mais perfeito que seja o operador ou o processo de medição de uma grandeza, nunca deixaremos de contar com os fatores acidentais que afetam uma ou mais medidas.
Os principais fatores que implicam no aparecimento dos erros acidentais ou ao acaso são: * Defeitos não sistemáticos de leitura (imperícia do operador). * Variação da capacidade de avaliação, com o número de medidas efetuadas (cansaço). * Variação da capacidade de avaliação ou da perícia, no caso da observação de uma mesma grandeza por vários observadores. * Condições próprias dos aparelhos de medidas (certos aparelhos dão erros de paralaxe que variam com o tamanho da grandeza). * Reflexos variáveis do operador (por exemplo, no caso de apertar um cronômetro). *