bromato
O Controle de Qualidade é um parâmetro utilizado por organizações variadas para uniformizar políticas, procedimentos e ações. Tudo isso visando a satisfação do funcionário, consumidor e acionistas.
Aqui neste trabalho, será destacado o Controle de Qualidade em cereais e mel, em todo o seu procedimento.
2 CONTROLE DE QUALIDADE DOS CEREAIS
2.1 Controle de Qualidade do Centeio
O centeio, com nome científico Secale cereale, não tem grandes problemas em seu cultivo, podendo resistir a solos ligeiramente ácidos, frio e até pestes e enfermidades. É um cereal panificável, bem semelhante ao trigo. Mesmo sendo nutritivo e com aceitabilidade satisfatória, não se compara ao trigo na qualidade do miolo e na atratividade.
Esse cereal, necessita de alguns cuidados de percepção na moagem, ou seja, é primordial que tenha aparência saudável; ausência de odor desagradável; inexistência de grãos danificados, enrugados, descoloridos ou germinados; além disso, devem ser retirados grão de outras naturezas, sementes de ervas daninhas e elementos estranhos; deve estar livre de pragas e a umidade pré-moagem, deve ser de no máximo 15%. Esse processo é dividido em três partes: limpeza, acondicionamento e moagem propriamente dita.
No processo de limpeza do centeio, é necessário atenção quanto ao tamanho da peneira, já que os grão desse cereal são variáveis, com peso entre 15 e 40g. Porém já há variedades recentes, com tamanhos mais uniformes.
Ainda nesse procedimento, é fundamental que seja analisado se há contaminação por ergotamina (pequenos espinhos originários do fungo, Claviceps purpúrea), antes que chegue às máquinas, pois quando rompido, fica de mais difícil remoção. Para essa limpeza, utiliza-se separadores, com tela adequadas, rolos ou discos alveolados e mesas separadoras, além da lavagem. Como as ergotaminas são, geralmente, longo longitudinalmente maior que os grãos de centeio, o que favorece a separação em