Bromato
A desidratação é um processo por meio do qual é reduzido o teor de umidade dos alimentos o que possibilita a conservação, pois inviabiliza o desenvolvimento de agentes responsáveis pela degeneração – fungos e bactérias, reduzidos à taxa de respiração dos alimentos e bloqueado a ocorrência de reações enzimáticas e químicas que propiciam a auto degeneração e transformações.
No processo de secagem o teor de umidade do produto é reduzido até um nível que possibilita a conservação, enquanto que na desidratação o teor de umidade levado a níveis próximos de zero.
A dinâmica básica do processo de secagem e desidratação consiste na passagem de um volume de ar seco e aquecido pelo produto. Assim o produto é aquecido o que promove a transferência de umidade para o ar que ao sair do secador apresenta menor temperatura e maior umidade relativa quando comparada às condições de entrada.
Matérias e métodos
Tabua
Faca de inox
Bandeja de inox
Papel (envelope)
Triturador
Estufa
Usamos o *Alface, peso: 9,25 * Maça, peso: 18,93 *Soja, peso: 30,7 *Cereal, peso: 1,89
Procedimento
Foi triturado a soja (triturador) e o cereal e depois pesados em uma balança para que soubéssemos seus valores reais sem estarem desidratados, já com o alface, colocamos em um envelope de papel, e a maça cortamos em 4 parte e utilizamos apenas uma parte.
Logo após de tudo esta pesado colocamos em uma bandeja de inox e levamos a estufa.
Após 24 horas na estufa a 70 Cº houve uma completa desidratação dos alimentos utilizados
Resultado e Discussão
Na desidratação da maça e da alface houve mudanças nas características tanto sensoriais como físicas, em relação ao produtoin natura. As modificações ocorridas na maça e na alface foram para aumentar sua vida útil, pois é um processo que consiste em retirar parcialmente a água livre presente no alimento, a qual é responsável pelo desenvolvimento de microrganismos, consequentemente diminuindo o volume do produto, dessa forma, foi