FIREITO
(PARTIDO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE
As GRANDES LINHAS DO PROGRAMA
PROPOSTAS
PROPOSTAS
O PTS iria propor quatro pilares para o governo do país:
1 – O trabalho
Com uma taxa de desemprego de mais de 20 %, um país como Cabo Verde devia apontar como objectivo principal a criação de postos de trabalho. E não de trabalho precário, mas sim, estável.
2 – A solidariedade
De forma a corrigir as dissimetrias entre as regiões, o país devia aumentar a solidariedade entre as diversas camadas da sociedade. Torna-se difícil admitir um desenvolvimento que leva a que alguns vivam bem, enquanto outros vivem em casas de lata.
3 – A Regionalização.
Regionalizar para garantir a soberania dos cidadãos.
Porquê defendiam este princípio nos dias que correm? Vimos os problemas específicos do Mindelo. Em 20 anos, São Nicolau perdeu cerca de 10 000 habitantes! A população de Santo Antão não cresce desde 1978, quando se trata da ilha com a taxa de natalidade mais alta do Arquipélago. Brava e Maio estão parados no tempo.
O Arquipélago precisa da descentralização para eliminar as assimetrias entre as ilhas, assegurando uma melhor repartição dos saberes e de competências.
Cada ilha deve beneficiar da sua própria autonomia política a nível do desenvolvimento, mesmo que as autoridades devam ser articuladas a nível nacional.
Não se trata de uma descentralização simplesmente administrativa, mas também política, económica, social e cultural, sem separar as ilhas naturalmente associadas do Sotavento e do Barlavento.
4 – A protecção do Meio Ambiente.
Num Arquipélago onde o ecossistema das ilhas é frágil, a preservação do Meio Ambiente impõe-se como algo evidente. E daí a introdução dos «Verdes» na sociedade cabo-verdiana.
PTS
(PARTIDO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE)
AS LINHAS GERAIS DO PTS
PARA UMA DEMOCRACIA ECONÓMICA
PARA UMA DEMOCRACIA ECONÓMICA
A proposta seria então de fazer convergir os