Finger food
www.ideiasetendencias.com.br
Finger food é a comida moderna, prática, decorada, versátil, totalmente contemporânea. Para elaborá-la podemos fundir ingredientes, técnicas, materiais e criar mil possibilidades.
Tudo pode se tornar finger, um prato clássico, uma receita caseira, uma invenção de última hora. Só não pode deixar de ser prática e de forte efeito visual, não pode dar trabalho pra comer e foi feita pra se comer em pé.
Fria ou quente, doce ou salgada, pode ser comida com as pontas dos dedos, de garfinho, no espetinho, no palito, na colher, etc.
É muito importante que os utensílios valorizem tudo que é servido.
Há outros nomes com o mesmo significado: • Amouse bouche • Small bites • Amuse gueule • hors d'œuvre
Finger food também é Canapé
Quando falamos de canapé, logo nos vem a memória uma fatia pequena de pão, a base, coberta com um creme e decorada de forma colorida e chamativa.
A criatividade nos proporcionou muitas mudanças e hoje podemos usar outras bases para preparar canapés, entre elas torradas, tarteletes, barquetes, legumes, frutas, etc. Sobre a base não colocamos apenas patês e dips,mas também musses, frios, queijos, frutas, legumes, conservas, carnes, etc. e para decorar muitas ervas e especiarias podem dar um efeito visual surpreendente.
Basicamente são compostos por base, cobertura e decoração.
Com palitos, também chamados de sticks, podemos preparar canapés muito interessantes, assim como legumes fatiados crus, grelhados ou desidratados com sal podem servir de base para envolver uma variedade de recheios e são chamados de rolinho, roll ou involtini.
Para valorizar o visual dos canapés disponha-os em lâminas de vidro, espelho ou louça de diferentes formatos ou em peças de rattan ou aço escovado.
Pode ser também, uma saladinha, uma massa, um risoto e principalmente uma variedade de itens para adoçar a vida.
Na produção, vários fatores devem ser observados: