Processos Ceramicos
Disciplina: Processos Cerâmicos
Processos Cerâmicos (memorial descritivo)
Projeto: Recipiente para finger food
Objeto: Polenteiro
Material utilizado: Corpo cerâmico vitrificado
Público alvo – necessidade:
Projeto o qual busca atingir principalmente o ramo de eventos como coquetéis, podendo ser utilizado sem a necessidade de uma superfície.
Características:
Objeto criado a partir do conceito do finger food, onde é possível a utilização do recipiente (polenteiro), sem a necessidade de um apoio físico (mesa). O projeto consiste em um recipiente com tenha tampa e a mesma possa ser utilizada como base de apoio, dificultando assim a transmissão de temperatura para a superfície de contato e conservando a mesma internamente. O objeto tem cores em um tom de cinza metálico com seu interior cru-esmaltado, remetendo assim a algo vintage, porém sofisticado.
Pesquisa:
Sua pesquisa iniciou-se com base do que já se possuía no mercado com relação a finger food e constatou-se que não havia nenhum objeto adequado para armazenamento da “polenta ai funghi porcini”*.
Polenta ai funghi porcini: Tradicional nas regiões de Piemonte e Vêneto, a polenta não poderia faltar no cardápio italiano. Especialistas comentam que a iguaria tem sabores complexos. É composta por quatro elementos: a polenta, o funghi, o queijo grana padano e o azeite de oliva trufado.
Considerações Finais: Com o projeto definido, os sketch’s e desenhos técnicos feitos, decidi, juntamente com a orientadora do curso e o técnico de laboratório, a realizar um mockup de madeira, para tirar molde e replicar peças idênticas. As dificuldades encontradas foram superadas sem maiores desgastes, a principal delas era a tampa do recipiente cujo formato interno teria que se ajustar a base do recipiente (após retração do material escolhido sob alta temperatura).
Anexos e fontes de pesquisa: