guarana antartica Marketing
O consumo de refrigerantes aumenta com a renda da população, são consumidos aproximadamente 160 milhoes de litros de refrigerantes por dia, porém, o consumo de refrigerante diet é quase inexistente na dieta das melhores classes. A empresa passou por dificuldades econômicas devido a crise do euro no inicio de 2011. No começo do ano a venda da bebida ficou 3% abaixo do registrado no mesmo período de 2010. A alta de preço dos alimentos também foi um fator chave, pois fez o consumidor reduzir sua lista de compras.
O governo brasileiro se antecipou e cortou os juros do mercado, sinalizando que quer preservar os investimentos e o consumo.
Macroambiente demográfico
A sociedade economicamente ativa brasileira conta com 89, 7 milhões de pessoas. 46,5% na faixa etária dos 20 aos 49 anos w 20,5%(39 milhões) com 50 anos ou mais.
A população de jovens e adolescentes vem em seguida, com uma população de 34,6 milhõesde pessoas na faixa etária de 10 a 19 anos. A população infantil é a menos populosa , evidenciando o cre4scimento gradativo da populaç~çao brasileira, corresponde a 15,1% da população estimada para 2011.
Atenta para esses dados, a guaraná antártica é uma marca com forte presença no ambiente digital, com iniciativas que reforçam a plataforma jovem da marca, sempre de forma inovadora.. Conta com games, web-series, propagandas e promoções interativas para agradar esse grande número de consumidores.
Macro Ambiente Natural
Antigamente a guaraná antártica comprava o fruto de guaraná diretamente de fornecedores da região amazônica para produzir o guaraná champagne antártica. Os frutos eram então transportados para a cidade de são Paulo para a confecção do extrato de guaraná que posteriormente era distribuído as engarrafadoras. Em 1962 a empresa decidiu instalar uma fábrica na região de Maués, que realizava a extração do fruto. A fazenda Santa Helena é atuamente considerada como o maior laboratório de estudos e também pioneiros na pesquisa da