Processos Cerâmicos
Engenharia de Produção
Processos IV
PROCESSOS DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MATERIAIS CERÂMICOS
BARRETOS 2014
ABRASIVOS
Cerâmicas abrasivas são usadas como material de desgaste,moagem e corte de outros materiais, que devem ser mais macios. Portanto, o principal requisito para este grupo de materiais é a dureza ou resistência ao desgaste; em adição, um alto grau detenacidade é essencial para assegurar que as partículas abrasivas não se fraturem facilmente.Osabrasivos cerâmicos mais comuns incluem carbeto de silício, carbeto de tungstênio(WC), óxidode alumínio e areia de sílica.
VITROCERÂMICO
Os materiais vitrocerâmicos surgiram há pouco mais de 40 anos. Eles são produzidos a partir da cristalização controlada de materiais vítreos. A cristalização controlada é um fenômeno que ocorre quando o vidro, contendo um agente nucleante dissolvido (óxido de titânio, óxido de fósforo, óxido de zircônio, prata, ouro, etc.), é submetido a temperaturas que variam de 500 a 1.100 graus centígrados. Como resultado desse processo, ele se transforma num novo material, dotado de características diferenciadas.
"Os materiais vitrocerâmicos são lisos e muito mais resistentes do que o vidro. Além disso, eles podem ter baixa condutividade elétrica e dilatação térmica próxima ao zero", explica o engenheiro de materiais Edgar Dutra Zanotto, coordenador do LaMaV e responsável pelo desenvolvimento dos novos produtos. As vantagens dessas qualidades são que esses materiais funcionam como isolantes elétricos, característica necessária aos substratos de discos rígidos, por exemplo, e podem ser usados em situações onde a dilatação do vidro provoca prejuízos ao bom funcionamento do equipamento, como no caso dos telescópios ou placas de fogões.
VIDROS TEMPERADOS
O vidro temperado é feito a partir do aquecimento controlado do vidro comum (não temperado) tendo chances de