as tendencias filosóficas da educação
É importante ressaltar que uma tendência se constitui como tal na medida em que se identifica um padrão significativo no histórico de determinadas práticas educacionais, cujos fundamentos e contextos são específicos, realizadas tanto nos espaços formais quanto nos não formais. O nome da tendência será dado pelo padrão significativo, composto pela teoria de aprendizagem que o fundamenta, ou seja, pela identificação no processo de ensino-aprendizagem com pressupostos epistemológicos e metodológicos específicos e a pertinência da relação entre ambos. Ela será apreciada pelas competências que pretende desenvolver com os educadores e educandos. Será apreciada pela ênfase dada aos aspectos técnico-científicos e aos éticos e políticos para o desenvolvimento humano e sócio-cultural ou sócio-ambiental. Uma tendência favorável a tal desenvolvimento deveria buscar o equilíbrio entre tais aspectos, o que já se constituiria em uma positividade sem precedentes.
Uma outra observação importante é saber-se que as tendências vão surgindo historicamente e se sobrepõem umas as outras. Não há registro de tendências que tenham sido extintas. O que pode ser constado hoje é que as várias tendências educacionais e pedagógicas coexistem e se mesclam a ponto de tornar difícil a identificação de características puras. Por isso, considera-se cauteloso pensar que nossas categorizações estejam defasadas e necessitem de reconsiderações urgentes, a modo de apurarmos nossa sintonia, possibilitando uma maior compreensão da realidade em suas configurações, para definirmos nosso quefazer espaço-temporal.
Se a educação esta carregada de sentido, de conceitos, valores e finalidades que a norteiam, acredita-se que a primeira questão mais relevante é a que se refere ao próprio sentido e valor da educação na e para a sociedade. Que sentido, afinal, pode ser dado à educação como um todo, de dentro da sociedade?
Segundo