CONCRETO PROTENDIDO
É feito através de uma mistura com cimento, areia, pedra e água, sendo que o cimento combinado pela água, de forma ligada aos pedaços acumulados de (pedra e areia) pasta resistente e, criando um conjunto monolítico.
Na preparação do concreto tem que ter atenção no cuidado que deve ter na quantidade e a qualidade de água a ser colocada, por que ela é a responsável por agitar-se o efeito químico que converte o cimento em uma massa aglomerante. A reação não ocorrerá por completo quando a quantidade de água for menor e se for maior, a resistência pequena em função dos poros que acontecerão logo que este excesso evaporar.
A intensidade no meio de todos os materiais que completam o concreto é ainda conhecida como traço ou dosagem logo pode obter características exclusivas do concreto, como: ao aumentarmos à mistura, isopor, aditivos, fibra ou outros tipos de acrescentamento. Todo material quando é utilizado deve ser analisado antecipadamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de conferir a qualidade e para conseguir os dados apropriados à composição do traço( pasta especifica, granulometria, etc.)
1.2 CONCRETO ARMADO
É a união da ação dentro do concreto armado e simples se tornando mais forte no seu interior. A armadura se torna mais forte se constituído com barras de aço adicionadas onde o concreto pretendido à tração.Dessa forma, o concreto e o aço funcionam agrupados, visto que, o concreto, năo cede ao vigor da compressão e o aço, consumi o empenho à tração cujo concreto mostra pequena resistência. O fato de uma viga de concreto sem armadura de aumentar a força submetida à experiência de flexão, no momento que a tensão de tração no concreto chega seu valor crítico de ruptura, irá descobrir uma só fissura causando ruptura brusca da viga. De outro modo, se for considerada uma viga semelhante submetida à experiência de flexão, ainda assim com armadura de reforço na zona tracionada do elemento, quando a tensão limite de tração no