Vantagens e desvantagens do finger food em serviços volantes
Serviço volante O serviço volante é usado quando se recebe grande número de convidados e é impossível sentá-los a mesa, ou mesmo para garantir a informalidade do evento.
No entanto, é de bom tom providenciar cadeiras ou poltronas para acomodar senhoras e pessoas idosas.
As comidas e as bebidas são colocadas em bandejas e em seguida são oferecidas várias vezes aos convidados pelos garçons.
Finger food
Sua tradução significa “comida para comer com as mãos”, são refeições em porções únicas, que podem ser servidas de forma simples e ao mesmo tempo elegante, dispostos em charmosos recipientes individuais e que não necessitam de garfos, facas e nem de pratos para serem consumidos.
Os eventos que optam por este serviço geralmente dão prioridade à circulação dos convidados que em sua maioria ficam em pé, dispondo de poucas mesas e lounges.
O convidado tem oportunidade de provar uma maior variedade de pratos, em pequenas quantidades, mas sem que pra isso seja necessário sentar-se.
Além da praticidade para quem serve e para quem degusta, o menu é bem variado aumentando as chances de garantir a satisfação dos convidados.
Os "Finger Foods" contam com uma forma simplificada de servir já que sua informalidade dá lugar a criatividade e contribui com a decoração do evento, uma vez que, para servir são utilizadas cumbucas, panelinhas, copinhos (cup food), entre outras opções, dando um ar despojado, porém moderno ao cardápio. É uma boa opção para servir bem, dispensando as formalidade e regras tradicionais de etiqueta exigidas em outros serviços.
Um fator importante é se atentar também na quantidade ideal, que pode variar de 280 a 310 gramas, dependendo da mini porção que será oferecida.
Conforme a proposta do cardápio, poderá ser necessário servir acompanhado de palitinhos, garfinhos e até mesmo colherinhas específicas para finger food.
Indicados para eventos mais dinâmicos e que exigem