TRABALHO TENDENCIAS E INOVA OES
Diet são alimentos que apresentam a ausência de determinado ingrediente em sua composição. É um termo inglês que significa dieta, regime, fazer dieta, alimentar-se seguindo um regime.
Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição no consumo de algum ingrediente, como açúcar, gorduras, carboidratos, sódio e lactose.
Nem todos os produtos diet contêm poucas calorias, alguns produtos para diabéticos (sem açúcar) possuem uma maior quantidade de gordura para poder manter a textura e o sabor de um produto normal. Por exemplo: o chocolate.
Os produtos diet, industrializados, trazem na embalagem uma tabela nutricional (obrigatória) onde apresenta todos os ingredientes que compõem o alimento.
Os alimentos diet costumam ser confundidos com alimentos light. Light, é um alimento industrializado no qual houve remoção de no mínimo 25% de algum componente como açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio ou de calorias em relação ao produto normal.
http://www.significados.com.br/diet/
Versão para impressão
Quem é quem
Os produtos diet e light estão presentes em mais de 35% dos lares brasileiros – o número é da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad). O consumo só aumenta: de 1998 a 2008, o crescimento foi de 800%. Mesmo assim, atire o primeiro adoçante quem nunca ficou na dúvida a respeito das diferenças entre diet e light. Os dois tipos ajudam a emagrecer? Entre o chocolate light e o diet, qual não tem açúcar na fórmula? E, afinal, refrigerante zero é a mesma coisa que light? Entenda as características de cada um e saiba como escolher o alimento mais adequado para a sua dieta.
Fotos meramente ilustrativas
O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser