Filosofia e Educação
Centro de Ciências Humanas e da Comunicação
Programa de Graduação em Ciências Econômicas
Disciplina: Desafios Sociais Contemporâneos
Data: 11 de março de 2013
Obra Fichada (ABNT): FIGUEIRA DA SILVA, Markus. Sedução e persuasão: os “deliciosos” perigos da sofistica. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 321-328, set./dez. 2004
Objetivos
Atualizar uma polêmica que atravessa as relações entre filosofia e educação. Esta tese defende que o domínio atual da ignorância e da utilidade é um resultado, lamentável, do triunfo dos ideais sofísticos sobre os platônicos.
Metodologia Utilizada
Foi criado um ensaio teórico, ou seja, o texto não se encontra em formato de artigo, revela uma linha de raciocínio bem estruturada, a plataforma teórica e a bibliográfica não são triviais e o texto aponta para pesquisas futuras instigantes. É uma exposição lógica e reflexiva sobre um tema com abundante argumentação.
Pág.
Principais Conceitos
322
“Ética como parte da filosofia que problematiza o ser humano”
322
Educação, como estratégia fundamental para moldar a cidadania.
323
“Paidéia: Considerar a educação como estratégia fundamental para moldar a cidadania.”
324
“A paidéia é a palavra grega circunstanciada ao período em que surgem os sofistas para exprimir “o conjunto de todas as exigências ideais, físicas e espirituais no sentido de uma formação espiritual consciente””
324
“Política é a arte da persuasão.”
324
Publicidade como instrumento massificador.
324
Persuasão: convencimento, falácia e hipocrisia
326
Utilitarismo, adequar-se ao útil, as normas prescritas.
Principais Argumentos
323
[...]a má compreensão da relação entre retórica e filosofia pode ter sido a origem do erro de considerar-se hoje a ética mais importante que a filosofia ou, ainda, de definir a ética como um conjunto de normas convencionadas em sociedade para atuarem como dispositivos de correção da conduta dos indivíduos. [...]
324
É,