Miscibilidade e solubilidade
MISCIBILIDADE E SOLUBILIDADE
1) OBJETIVO
Verificar a solubilidade de alguns compostos em diferentes solventes e soluções.
2) INTRODUÇÃO
Para que um sólido se dissolva, as forças de atração que mantêm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interações entre o solvente e o soluto.
Solutos com polaridades próximas à polaridade do solvente dissolvem-se em maior quantidade do que aqueles com polaridades muito diferentes. Cloreto de sódio e água são substâncias muito polares, mas ácido acetilsalicílico possui uma baixa polaridade. Portanto, NaCl dissolve-se completamente em água, enquanto o ácido acetilsalicílico tem uma solubilidade pequena em água.
Além da natureza do soluto e do solvente, a temperatura também influencia na solubilidade das substâncias. A solubilidade de quase todos os compostos orgânicos aumenta com um aumento da temperatura. Este fato é utilizado na técnica de purificação chamada de recristalização. Para os compostos inorgânicos, o efeito da temperatura na solubilidade varia muito. Enquanto muitos têm a solubilidade aumentada com um aumento de temperatura, alguns têm quase a solubilidade diminuída, e outros, como o NaCl, a solubilidade quase não é afetada.
3) MATERIAIS E REAGENTES
Tubos de Ensaio Papel de filtro Etanol
Pipetas de 5mL Argola de metal 1 – butanol
Funil de vidro Hexano
Becker Solução de Iodo
Rolha para tubo de ensaio Água Destilada
Vidro de relógio Ácido Acetilsalicílico
Suporte universal de ferro
4) PROCEDIMENTO
4.1) MISCIBILIDADE DE LÍQUIDOS:
Preparar as misturas abaixo em seis tubos de ensaio numerados de 1 a 6. Agitar e depois deixar em repouso. (CUIDADO! Etanol, butanol e hexano são