Relatorio de SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE
RELATÓRIO DE QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL
APUCARANA
2012
SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE
Relatório sobre aula prática supervisionada, apresentado à disciplina de Química Geral, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, com requisito de obtenção de nota.
Prof° : Edmilson Antonio Canesin
APUCARANA
2012
SUMÁRIO
1 Introdução
Solubilidade em geral, substância polar dissolve substância polar e não dissolve substância apolar. Substância apolar dissolve substância apolar e não dissolve substância polar.A solubilidade é a medida da capacidade que um solvente tem em dissolver um soluto em uma dada temperatura, é representada pela concentração da solução saturada do segundo no primeiro podendo ser expressa em g/L ou g/mL. Geralmente, a substância que está presente em maior proporção em uma solução é denominada de solvente, sendo a que está presente em menor proporção é denominada de soluto. A solubilidade ou não de uma determinada substância em outra dependerá da semelhança das suas propriedades químicas. O termo “insolúvel” é usado, mas o mais correto é parcialmente ou pouco solúvel.
Miscibilidade é a habilidade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si e formarem uma ou mais fases. Mistura é o conjunto de duas ou mais substâncias puras. Quando duas substâncias são insolúveis, elas formam fases separadas quando misturadas; o melhor exemplo conhecido disto é a mistura óleo-água. Por outro lado, a água e o álcool etílico são solúveis em quaisquer proporções, enquanto que algumas outras combinações de substâncias são parcialmente solúveis; por exemplo, se colocarmos sal de cozinha em água além de uma certa quantia, parte do sal precipita-se no fundo da vasilha na forma sólida, embora este exemplo seja de uma