MISCIBILIDADE OU SOLUBILIDADE DE LÍQUIDOS
MISCIBILIDADE OU SOLUBILIDADE DE LÍQUIDOS
UBERABA-MG
2014
Experimento 01
MISCIBILIDADE OU SOLUBILIDADE DE LÍQUIDOS
Resumo
Este relatório irá relacionar os experimentos do laboratório de química, os quais houve uma introdução de seus conceitos de miscibilidade, solubilidade, polaridade das moléculas e atrações intermoleculares. Logo, as intensidades das atrações intermoleculares relacionam-se com a composição química e a estrutura das moléculas, então se pode compreender o comportamento dessas substâncias por uma analise qualitativa das forças de atração, cujo polos ajudam a definir para onde aponta a densidade eletrônica.
Introdução
A miscibilidade, ou seja, a possibilidade de dois líquidos serem passíveis de mistura ou não, depende fundamentalmente da ação de forças intermoleculares (entre moléculas) desses líquidos.
Sabe-se que a mistura água/óleo é uma mistura imiscível, isso acontece em decorrência da diferença de polaridade entre os dois líquidos. A água possui uma alta constante dielétrica, característica de um composto polar, enquanto o óleo possui uma baixa constante dielétrica, sendo dessa maneira um composto apolar, e, portanto esses dois líquidos formam uma mistura heterogênea ou imiscível.
Para que dois líquidos, nas mesmas condições de temperatura e pressão, formem uma mistura homogênea é fundamental que os dois possuam uma polaridade semelhante. Essa polaridade ocorre principalmente devido a ação de forças entre as moléculas. Dessa maneira um líquido polar somente será miscível em outro líquido polar ou com polaridade semelhante, assim como um líquido apolar terá boa miscibilidade em um líquido apolar.
A densidade dos líquidos, que é a relação existente entre a massa do líquido e o volume ocupado por esse mesmo líquido, determina em uma mistura heterogênea qual das duas espécies ocupará a porção superior ou inferior dessa mistura. O