Filosofia para crianças
Filosofia para crianças: Uma nova realidade na sala de aula.
Sob o olhar de Matthew Lipman
INTRODUÇÃO
O professor e filósofo norte americano Matthew Lipman, criou o programa Filosofia para Crianças, em 1970, com o objetivo de desenvolver nos alunos do ensino fundamental, o pensamento e raciocínio lógico, através de novelas filosóficas que são discutidas em sala de aula, com os alunos. Os temas dessas novelas abordam assuntos significativos para as crianças, relacionados a valores que ajudam na sua formação, preparando-os para exercitar a cidadania, respeitar ideias divergentes da sua e a variedade cultural.
Meu projeto, foi inspirado na proposta de trabalho dele e realizará com os alunos, a discussão filosófica de um assunto relacionado a valores, com o intuito de melhorar a convivência dos alunos do 3º ano do ensino fundamental 1. Pois, amparada pela fala de Ann Sharp(1998. pág. 17) ; “o educador e a sociedade em si devem proporcionar as crianças as ferramentas necessárias para pensar melhor, para escolher melhor e para fazer bons julgamentos”, , e essa é uma tarefa difícil, nos dias de hoje, a filosofia com crianças, é uma tentativa de dar algumas ferramentas cognitivas, emocionais e sociais, que são necessárias para se fazer bons julgamentos, assim oferecemos aos alunos opções, pois ter opções de escolha é uma das características da liberdade.
Além disso quando se trabalha valores com crianças, estamos cumprindo com uma das orientações da proposta curricular do Ministério da Educação, nos temas transversais, dos PCNS, que trata da Ética, assunto de necessidade existencial e social, principalmente nos dias de hoje. .
JUSTIFICATIVA
Hoje, no mundo em que vivemos, saber pensar se tornou algo imprescindível, mas não é pensar de qualquer maneira, precisamos saber pensar bem, Lipman em seu livro filosofia na sala de aula diz;” As crianças que refletem estão preparadas para emitir bons juízos e crianças capazes de realizar bons