Filosofia para crianças
Leidiane Oliveira Santos
Pedagoga
leidianesantos.pedagoga@gmail.com
Resumo: A Filosofia para crianças, tema central deste artigo, remete-se a uma questão amplamente discutida no âmbito escolar, principalmente quanto à forma pela qual a mesma é apresentada no currículo, uma vez que a disciplina, tal como afirma Zabala (1998, p.15), “depende da interação complexa de todos os fatores que se inter-relacionam nas situações de ensino”, que vão desde os princípios metodológicos, posturas do professor e conteúdos que transpareçam a realidade de cada aluno.
Palavra Chave: Filosofia; Criança; Educação.
Riassunto: La filosofia per bambini, un tema centrale di questo articolo, è fatto riferimento a un problema discusso in scolastico, principalmente per quanto riguarda il modo in cui esso è presentato nel curriculum, una volta, la disciplina, come Zabala (1998, pag. 15), "dipende la complessa interazione di tutti i fattori di correlazione in situazioni di insegnamento", che vanno dai principi metodologici, professore posture e contenuto di scorrimento la realtà di ogni studente.
Parola chiave: Filosofia; Childre; Education.
1 Introdução
O Programa Filosofia para Crianças chegou ao Brasil por volta de 1980, por uma norte-americana naturalizada brasileira, Catherine Young Silva (1943-1993), também professora de Filosofia. Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e PUC-SP, seu interesse pelo assunto gerou uma série de receio e expectativa, o que a levou a cursar Mestrado em Filosofia para Crianças na Montclair State University entre 1983 e 1984, sob a direção de Matthew Lipman, oferecido pelo IAPC.
Catherine Silva recebera, à época, vários materiais que continham informações sobre o Programa original de Lipman, porém, a ela coube o direito de aperfeiçoá-lo e adaptá-lo conforme o desenvolvimento do seu Programa no Brasil. Com um grupo de colaboradores, em geral,