Filosofia para criança
1-INDRODUÇÃO À FILOSOFIA
Acreditamos que a história da filosofia a princípio não é ela própria filosofia, mas o conhecimento da mesma pode se tornar um método seguro, prático e aprofundado de se chegar ao fazer filosófico e de estimular a reflexão filosófica. A História da Filosofia pode servir como uma fonte onde buscamos recursos para enriquecer nossa capacidade de filosofar. Nela as pessoas podem ter acesso aos pensamentos mais profundos gerados pela humanidade.
1.2-Por Que e para que filosofar?
A verdade é que não há filosofia sem que se apresentem pessoas dispostas a discutir, a criticar e a opinar sobre o assunto discutido. Então, para que filosofar se todos têm opiniões diferentes? O principal objetivo que aceito da discussão filosófica, é que todos cheguem a uma conclusão. O correto é dizer que essa partícula pode ser comparada ao dinheiro, todos aceitam, não é verdade?
A filosofia foi criada para derrubar certos mitos da vida e da sociedade, por ser a mais potente arma do pensar logicamente. O fato é que, se não há uma mente para libertar o resto das mentes afogadas nessa sociedade criadora de leis, sem consulta à massa popular, nunca haverá liberdade de pensamento. Nos tempos atuais, sociedades são criadas a partir do povo, seguindo as idéias relevantes do país e da nação. Apesar de ser assim, há ainda os excluídos, que (ainda) esperam um pensador que lute por eles e crie normas a favor de todos, esse potencial de criar e estabelecer, principalmente, de pensar logicamente e nem sempre por instinto, nos faz diferentes dos outros animais que habitam o Planeta.
2-INTRODUÇÃO A FILOSOFIA DA CULTURA Cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende