Filosofia de Ancestralidade
1. ANCESTRALIDADE
A Ancestralidade é nossa via de identidade histórica, sem ela não sabemos o que somos e nunca saberemos o que queremos ser.
- Cultuar os ancestrais é dar força a nós mesmos, pois nós somos eles, e eles somos nós.
- Este é o significado profundo do culto aos antepassados. É esforçar-se para deixar boas sementes aos descendentes.
- Muitas pessoas perdem sua força, porque perdem a conexão com sua própria origem, através da rejeição ou do não reconhecimento de seus ancestrais
- Quanto mais presente você sentir esta conexão com sua origem, mais força e disposição você terá para enfrentar os desafios da Vida.
- Somente as culturas indígenas ainda respeitam e se inspiram na sabedoria dos ancestrais, ao determinar o rumo de suas tribos no mundo contemporâneo. Eles sabem da importância de se manter conectado com a origem para não perder a identidade e não se perderem diante das transformações impostas pela modernidade.
2. OS ANTEPASSADOS
- Somos a manifestação direta dos conceitos de vida de nossos pais, avós, bisavós e familiares. A cultura e crença de nossos ancestrais delinearam a forma como enxergamos o mundo, impulsionou a criação de nossos hábitos e comportamentos, negativos e positivos, e principalmente a maneira como praticamos nossa espiritualidade.
3. XAMANISMO E A ANCESTRALIDADE
- O Xamanismo reconhece a importância da conexão com nossos ancestrais, a gratidão pelos antepassados, pela família, origem e linhagem, conscientemente, permite-nos desatar os nós das correntes cármicas familiares que ainda estamos presos, curar nosso passado, nossas feridas ancestrais, elevar nossa consciência, percebendo que todo avanço é coletivo, e que mais do que nunca a questão com nossos ancestrais deve ser observada com mais atenção, amor, respeito e compreensão.
- Amanhã seremos os antepassados de nossos filhos. Na nossa genealogia, os antepassados são as raízes. Se ela estiver bem regada, bem cuidada,