FILOSOFIA AFRICANA
Em nossa pesquisa buscaremos responder as questões:
a) Quais são os princípios da filosofia africana?
b) Como a filosofia influencia o modo de ser e de viver da população africana?
2. JUSTIFICATIVA
É de grande valor acadêmico tornar visível o pensamento africano, uma cultura negada, seja pela importância das culturas africanas na formação da cultura brasileira, mas também porque a África é um continente diverso, complexo, repleto de lutas em sua história e que nos desafia a pensar o mundo de maneira diferente. Isso implica conhecer, mais especificamente, seu modo de ver e viver a vida, ou seja, sua filosofia.
3. OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O tema filosofia africana tem por objetivos mostrar que o povo africano também possui um modo singular de ver e viver a vida, ou seja, apesar de esquecida e negada, essa população também possui uma forte e grandiosa filosofia.
Especificamente esse tema tem por objetivos: explicar os princípios da filosofia africana e mostrar como essa filosofia interfere no modo de ser e de viver da população.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
A filosofia africana está baseada no princípio da ancestralidade, da diversidade, da integração e da tradição. A ancestralidade responde pela lógica que articula o conjunto de categorias e conceitos que revelam a ética inerente dos africanos. A diversidade, enquanto princípio, respeita a diversidade étnica, cultural e política dessas comunidades, valorizando as singularidades que emergem de cada território africano. A inclusão permite que a diversidade não se torne um cordão de isolamento, um motivo para a descrença, mas submete as singularidades territorializadas a um critério ético maior: o do bem-estar das comunidades. A tradição, por sua vez, é a malha que sustenta todos esses princípios historicamente