Estagio supervisionado na educacao infantil
Cuidar
Quando temos a visão de uma instituição de educação infantil tentamos compreender ela como sendo parte da educação, onde se exige o conhecimento, habilidade e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, então cuidar de uma criança nesse contexto educativo precisa da integração de vários campos de conhecimentos e também a cooperação de vários profissionais de diferentes áreas.
O ser humano tem com base de cuidado a compreensão de que esse cuidado tem a possibilidade de ajudar o desenvolvimento do outro ser, o cuidar tem como valorização o desenvolver a capacidade que um simples ato de cuidado é a relação de si próprio com o outro em uma dimensão expressiva de procedimentos específicos. Esses cuidados podem ser demonstrado através de outras formas, como afetivo, aspectos biológicos do corpo, a alimentação e também saúde são uma das formas de demonstração de cuidado com o ser humano.
Nesses cuidados podem ocorrer diversos tipos de influência como por crenças e valores que acabam influenciando a saúde, a educação e o desenvolvimento infantil, por mais que essas necessidades são básicas ou até mesmo comuns do ser humano, como a alimentação, proteção e entre outros, a forma de identificar, a valorização e a atenção necessária são construída em sociedade, mais a base do desenvolvimento infantil é o afetivo.
Uma criança em um dia dá várias demonstrações de pequenas expressões, e depende como os adultos vão compreender essa pequena forma de comunicação que ela acaba desenvolvendo em cada faixa etária da sua vida. Um bom exemplo de comunicação é o choro de um bebê, através desse choro o adulto pode obter várias interpretações, e ao mesmo tempo como ele irá responder, podendo conversar para tentar acalmá-lo, pegar no colo ou até mesmo embala-lo no braço.
Em alguns contextos socioculturais o adulto que cuida de uma criança tem a concepção de desenvolvimento e aprendizagem infantil, para ele o bebê tem que permanecer no berço após ser