filosofia da libertação
Karol Franco De Barros
Problemas da filosofia na Hispano América
Volta Redonda
2015
Universidade Federal Fluminense
Filosofia Latina Americana
Karol Franco De Barros
Trabalho apresentado como avaliação
Ao professor Antônio para a disciplina
De Filosofia Latina Americana da Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
2015
RESUMO O presente trabalho trata do tema acerca da filosofia da libertação, assunto este florescido na América Latina por conta de anos de uma dominação política, econômica e filosófica Europeia, na qual fica preso na mentalidade dos povos que apenas os gregos, italianos e alemães fazem filosofia. Essa filosofia da Libertação busca se desprender desses anos de dominação econômica e ideológica para buscar sua identidade na sua própria forma de fazer filosofia que envolve a sua realidade particular.
Palavras-chave:
Filosofia, dominação, América Latina e libertação.
A filosofia na América Latina
A temática acerca de uma filosofia na américa latina sempre foi muito discutida por causa de uma forte influência ocidental na sua formação cultural, tratando ainda de ser um continente colonizado com uma esfera coberta por influência europeia. Simón Rodriguez, portanto, diz que a América do Sul, a de fala espanhola, deve ser original, dando os primeiros passos rumo a autonomia cultural da américa, afirmando nossa identidade como americanos e não europeus.
Juan Bautista Alberdi na sua corrente, dispunha que a originalidade ou a criatividade da filosofia americana consistiria em saber selecionar as ideias europeias mais adequadas à realidade americana, adaptando-as para aplica-las na solução de suas necessidades concretas, se expressando então com voz própria.
Em junho de 1977, ocorreu o IX congresso interamericano de filosofia,