FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Tópico 5
LÓGICA
Entender o mundo com clareza
Prof. Flaviano Pereira
Retomando conteúdos anteriores... Na aula anterior vimos que a Política é a arte ou ciência da organização da vida em comum. É arte pois exige que o líder possua a sensação/percepção apuradas em relação ao que de fato é melhor para o grupo (BEM COMUM).
Vimos que o conflito é algo inerente ao ser humano, individual e coletivamente, e que ele existe primeiro no ser humano (interno) para depois externalizar-se (externo). Duas atividades devem ser efetivadas frente ao conflito:
1. Evitar (para que o conflito não deixe de ser individual e passe a ser coletivo);
2. Enfrentar (quando o conflito se estabelece como problema do grupo).
Vimos que em sociedade o poder se divide em 3 modalidades: IDEOLÓGICO, POLÍTICO E
ECONOMICO. Ao Estado cabe a harmonização de tais formas de poder, através de sua repressão implícita e explicita.
As leis promulgadas pelo Estado constituem o contrato social, que são as regras adotadas como necessidade comum de organizar a convivência harmônica entre os iguais.
Como necessidade de participação, os cidadãos necessitam questionar e serem atuantes, pois o fato de existirem leis não faz com que os humanos deixem de ser LIVRES.
1596-1650
“O poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se chama bom senso ou razão, é naturalmente igual em todos os homens; é, assim, que a diversidade de opiniões não decorre de serem alguns mais racionais que outros, mas unicamente do fato de conduzirmos nossos pensamentos por diversas vias e não considerarmos as mesmas coisas.”
A Lógica como Método área da Filosofia que estuda: a forma; a estrutura do pensamento; o método de raciocínio, análise e pesquisa
Lógica
Do grego (λογική) logos, que significa: palavra, pensamento, ideia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico.
É uma ciência matemática ligada à Filosofia.
O pensamento é a manifestação do conhecimento e busca a