Filosofia da Educação
Preparação para Seminário
Lavras
2014
Disciplina de Filosofia da Educação
Ciências Biológicas - Licenciatura
Perante as análises realizadas em Educação Aristocrática e o Perfil do Educador e Nietzsche e a Educação, pôde-se observar que ambos os textos abordam o perfil de um educador aristocrático questionando a democratização e o nivelamento do ensino. Além de que a segunda obra mencionada realiza uma síntese a respeito do livro Sobre o Futuro dos Nossos Estabelecimentos de Ensino.
Friedrich Wilhelm Nietzsche, o autor do livro Sobre o Futuro de Nossos Estabelecimentos de Ensino, foi um filólogo; filósofo e crítico cultural nascido na Alemanha. Ademais ministrou aulas na Universidade de Basiléia situada na Suíça, de onde se inspirou na construção de uma crítica severa relacionada à cultura e ao modelo educacional de ginásios, escolas técnicas e universidades europeias.
A educação, um dos temas principais abordados, é a retirada do indivíduo em seu estado de natureza, consequentemente sua inserção no estado de direito. Logo, percebe-se que há condução do pensamento e reflexão humana para o âmbito social. Porém, nem sempre o educador desempenha seu papel efetivo de instruir o indivíduo para sua transformação intelectual.
Em relação ao perfil aristocrático, que se difere do aspecto convencional, pelo fato de instigar o autoconhecimento, traz como consequência o poder de modificação sob o outro, sendo, portanto um modelo de sinergia.
A crítica ao nivelamento problematiza a real situação de desigualdade no nível de aprendizagem presente no corpo social, que ignora o potencial individual inerente a cada pessoa, colocando em evidência os moldes culturais impostos pelo Estado.
Para romper este dogma, faz-se necessário à introdução do ser em um estado de solidão consigo mesmo, podendo ser realizado de forma grupal, porém rompendo seu estado de selvageria e