filosofia da educação
Questões Gerais:
1- O mito ainda faz parte no sentido de que se passa de geração em geração, principalmente se for algo que possa de certa forma acrescentar algo na vida contemporânea. Por exemplo, após longos anos de estudos, quando estamos para nos formar em um curso queremos comemorar mais uma etapa vencida, não é algo obrigatório, mas todos comemoram como sempre em casamentos a noiva joga o buquê e as moças correm atrás dele porque diz que se você não pegar não vai casar, então ai, o motivo deque tantas moças desejam pegar o buquê e não sabem nem se o motivo é certo, mas o que foi passado de geração em geração.
2-
a) R: as duas se assemelham por serem racionais e não acreditarem em nada sem comprovação. E se diferenciam pelo fato de a ciência precisa da observação e experiência para delimitar os objetos de estudo até chegar a uma comprovação através de leis e teorias e a filosofia é abstrata que opera com noções através do pensar e não limita seu campo e tempo de investigação.
b) R: tanto o senso comum como o bom senso se assemelham por terem sua própria verdade particular de cada um. Ambos se diferenciam pois o bom senso usa do conhecimento para obter boas escolhas e o senso comum escolhe de acordo com o que se vive no dia-a-dia. e c) R: O bom senso é usado para argumentar, está ligado ás noções de sabedoria e pode ser definido como uma forma de “filosofar “ espontânea do homem de fazer bons julgamentos e escolhas. Já a filosofia é pensamento, indagação, é intrigar-se, não é a posse da verdade, mas sim a busca dela. É questionar o real e as evidências.
3- Um indivíduo comum, em seu dia-a-dia acaba por filosofar sobre o que ao seu ponto de vida precisa mudar ou melhorar, se algo vale realmente à pena sem muitas vezes questionar o convencional, que é o que o filósofo já faz pois para ele a filosofia não é um conhecimento e sim uma atitude de questionar o indiscutível usando conceitos rigorosos e sistêmicos.
4- Como as filosofias ainda