Filosofia da Educação
Filosofia da Educação
Nome : Kelly Cristina Lima Soares
Professora : Rosária Castilhos
Curso : Matemática
Rio de Janeiro , 02 de Abril de 2013
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem , baseando-se na razão . A filosofia não é apenas um conhecimento, mas sim uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser. Esta pode ter vários ramos como:
- Filosofia do ser: metafísica (estudo do ser ou da realidade) , ontologia ( trata das questões metafísicas em geral ) e epistemologia ( estrutura , evolução e composição do universo ) ;
- Filosofia do conhecimento: lógica e epistomologia (trata da origens e validades do conhecimento ) ;
- Filosofia do trabalho: ética .
A finalidade da filosofia é: ampliar a nossa compreensão do mundo .
Onde o papel desta é de suma importância para compreendermos os conceitos sobre tudo o que nos cerca , os assuntos que nós somos predestinados a aceitar desde o momento em que somo concebidos. A filosofia por fim tem o poder de fazer um indivíduo se tornar indagador, que não aceita ser somente mais um boneco de ventríloquo, crente em que tudo o que lhe passa hereditariamente é o correto.
A filosofia tem um importante papel na educação, já que um filosofo têm características marcantes como pesquisar e questionar , com isso temos base para fazer com que o educando se torne um ser pesquisador , questionador , pode-se trabalhar o senso crítico do educando , e quanto ao educador , este deve utilizar do que o educando trás consigo do meio em que vive para tentar torna-lo um ser crítico , fazendo com que o este possa debater sobre assuntos que fazem parte de seu cotidiano , assim despertaria no mesmo o interesse de obter mais conhecimentos sobre tal assunto .