Jornal Impresso: da forma ao discurso
SEPAC - Serviço á Pastoral da Comunicação
Apresentação
"...o jornal impresso é um meio fundamental no processo de visibilidade social e política. Filho legítimo dos ideais de emancipação humana, o jornal impresso constitui uma via fundamental na formação das sociedades. Mesmo com a proliferação da era virtual, ele continua sendo um meio de forte expressão e importância". (p.9)
Conceitos e percurso histórico do jornalismo
"...qualquer pessoa tem necessidades instintivas de saber o que está acontecendo em sua volta". (p.11)
"O ato de informar é um impulso básico dos seres humanos, sendo denominado instinto de percepção. Isso porque quando tomamos conhecimento daquilo que nos é diferente, adquirimos mais segurança e passamos a administrar melhor nossas vidas e o ambiente que nos cerca. A informação faz-se imprescindível para nossa sobrevivência. Com ela, interagimos uns com os outros identificamos amigos e inimigos, promovemos a inclusão social e a proporcionamos cidadania". (p.11)
"Um jornalismo de qualidade é aquele que promove a informação de interesse público. Afinal, o jornalismo visa à promoção de uma sociedade mais democrática e da cidadania para todos". (p.11)
"...o jornal impresso foi um dos meios de comunicação mais importantes. E, a partir daí, cumpre a função de contextualizar o homem em seu tempo, sendo o espelho da sociedade que está inserido. Desempenha, enfim, o elo que nos liga ao mundo social: o saber sobre o outro e sobre o mundo que nos cerca". (p.12)
"Mas foi somente no século XVII - com o desenvolvimento de tecnologias e de novas maneiras de administração - que esse meio passou a crescer de maneira mais eficiente". (p.13)
"No Brasil, a imprensa instala-se oficialmente com a chegada da família real em 1808, que faz circular a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro. Essa publicação divulgava notícias da Europa, além de despachos da Coroa Portuguesa e a vida social do Reino. Era o jornal