Kotler
Nos dias de hoje, o mercado é bombardeado com uma infinita opção de produtos, marcas, preços e fornecedores. Em meio à tantas alternativas, estudos indicam que o cliente realiza suas escolhas com base na oferta que lhes proporciona maior valor, considerando as limitações de conhecimento, os limites impostos pelos custos envolvidos na procura, a mobilidade e a receita. Após efetivada a compra, a satisfação do cliente e a repetição da compra dependerá da comparação da expectativa em relação à entrega.2.1.Valor para o cliente: Os clientes comprarão da empresa que, de acordo coma percepção deles, ofereça o maior valor.
Valor entregue ao cliente = Valor total para o cliente - Custo total para o cliente
Valor total para o cliente: conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto/serviço (valor da imagem, valor do pessoal, valor dos serviços e valor do produto).
Custo total para o cliente: conjunto de custos em que os consumidores esperam existir para avaliar, adquirir, utilizar e descartar o produto/serviço desejado (custo psíquico, custo de energia física, custo de tempo, custo monetário).
Custo psíquico; Custo de energia fís.; Custo de tempo; Custo monetário; Custo total para o cliente; Valor entregue ao cliente; Valor da imagem; Valor do pessoal; Valor dos serviços; Valor do produto; Valor total para o cliente.
Para uma empresa que seja aumentar a percepção de um possível cliente quanto o valor entregue, há três estratégias a serem trabalhadas: 1..aumentar o valor total para o cliente, melhorado os benefícios relacionados ao produto, serviços, pessoal e/ou imagem; 2.reduzir os custos não-monetários do comprador: custos de tempo, de energia física e psíquicos ou 3.reduzir o custo monetário do produto.
No entanto, alguns profissionais de marketing afirmam que em alguns casos a compra não é definida pelo maior valor de entrega ao cliente, por exemplo, quando o comprador recebe ordens