filosofia da educação
R- EX: Quem corre cansa, quem anda alcança.
Nem sempre corre é sinônimo de cansaço, em algumas situações é necessário correr para pegar o transporte coletivo quando você chega na parada dois minutos atrasado.
EX: Quem com ferro fere com ferro será ferido.
Não necessariamente, você pode ser ferido por uma faca e você feri alguém com um 38.
2-Encontre exemplos do senso comum que estão presentes na área da saúde e relacione com o que afirma o conhecimento científico.
R- A diferencia do senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradição conservadoras a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade.
EX: Sexo seguro só de preservativo! Quer fica calminho tome maracugina.
4- A ironia não é privilégio da filosofia. Ela ocorre na literatura, na música, no teatro. Sua característica fundamental é desconstruir um determinado discurso, valor ou forma de interpretar. O questionamento é sua marca registrada.
R- A música “Até Quando?” de Gabriel o pensador é um exemplo claro, a letra da música desconstrói o discurso formal, o questionamento se repete por toda a letra da mesma.
5- Relacione o mito da caverna com a educação.
R- Se compararmos o mito da caverna com a educação, poderíamos dizer que o professor é o prisioneiro liberto e que viu a luz do saber, conhecimento e da liberdade, que volta para libertar os outros prisioneiros “os alunos” das correntes que os prendem a caverna que é a ignorância.