Filosofia da educaçao
A educação perpetua no processo da cultura e transmite uma visão de mundo e do homem e a filosofia seriam as correntes de pensamentos, sendo assim ligados aos estudos da educação.
Os primeiros filósofos foram os primeiros mestres, procurando reformular os valores da sociedade e, na realidade, reformar a educação corrente. A filosofia traz a luz da razão, libertando as pessoas do supersticioso, do irracional, desmistificado à sociedade. A filosofia trouxe um esquema coerente de ideias, compreendendo teorias do homem, do conhecimento, da sociedade e do mundo. Aula 02
Em que consiste a filosofia da educação? A resposta a esta pergunta pode variar, dependendo do que se entende por filosofia (e, naturalmente, também do que se entende por educação, mas a própria conceituação de educação já envolve um certo filosofar sobre a educação). Ao leigo pode parecer incrível que filósofos profissionais não tenham conseguido chegar a um acordo a respeito do que seja a filosofia, isto é, acerca de seu próprio objeto de estudo, mas esta é a pura verdade. A questão da natureza e da tarefa da filosofia já é ela própria, um problema filosófico, e, como tal, comporta uma variedade de respostas. A muitos pode parecer que esta proliferação de respostas seja indicativa do próprio fracasso da filosofia. Outros veem nesta situação a grande riqueza do pensamento humano, que, para cada problema que lhe é proposto, é capaz de imaginar uma variedade de soluções, todas elas, em maior ou menor grau, razoáveis e dignas de consideração, e todas elas contribuindo, de uma maneira ou de outra, para uma compreensão mais ampla e profunda dos problemas com que se depara o ser humano.
Aula 03
Nessa expectativa, a educação acabou tornando-se objeto de