Filosofia antiga
PERÍODO DE SURGIMENTO * Século VII a.C. – por volta de 600 a.C. – filosofia grega;
DIFICULDADES COM OS TEXTOS * O que temos atualmente são cópias daquela filosofia, principalmente dos copistas que pertenciam à escola de Alexandria; * O erros cometidos são minimizados pela comparação de vários manuscritos da mesma obra entre os especialistas e transformado em um texto médio, devidamente argumentado e transformado em aparato crítico; * Peculiaridades da língua grega, cunhada por dialetos, extremamente maleável a idiossincrasias de autores e épocas. * Não podemos contar com um trabalho histórico ou biográfico da época de tipo científico.
SURGIMENTO DA FILOSOFIA * É concomitante ao aparecimento do livro na civilização ocidental. * Momento de abandono paulatino, na Grécia, da tradição do tipo oral (No final do século XIII), tidos como séculos obscuros. * Momento mais privilegiado e efervescente do pensamento grego em Atenas foi entre os Séculos V e IV a.C. Como por exemplo: as tragédias de Sófocles e Eurípedes, as figuras de Sócrates, Platão e Aristóteles, a sofística, os grandes oradores, o historiador da guerra do Peloponeso, a arquitetura do Partenon da Acrópole de Atenas.
Período Pré-Socrático * Tales de Mileto – 1º pensador a que se atribuiu o título de filósofo (aprox. 640 a 546 a.C) * Primeiro astrônomo, primeiro a ver um eclipse solar e fazia também geometria; * Terra, anteriormente considerada um disco plano, constitui-se como base de um triângulo isósceles que tem por ápice um astro como o Sol – dessacralização de entidades místicas como Terra, Sol, Lua, até então deuses e semi-deuses – inicia a atitude filosófica do homem diante das coisas.
INTRUMENTOS QUE PASSAM A SER UTILIZADOS * O GNÔMOM; * RELÓGIO DO SOL; * A CLEPSIDRA (Movimento da água pela medida) * RELÓGIO DE ÁGUA.,
Nova visão dos instrumentos do tempo * Não mais deuses, como relatos da Ilíada e Odisséia de Homero,