Desafio de aprendizagem teoria da administração
1.1 AS ORGANIZAÇÕES
Segundo Chiavenato, 2003, p.23: “Organização é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum”.
As organizações têm como finalidade atender necessidades que a sociedade demanda, essas necessidades são diversificadas e por isso as organizações têm objetivos e finalidades diferentes, características próprias que fazem cada organização ser única. Elas possuem tamanhos, visão, missão, cultura e estruturas que as diferenciam umas da outras.
Existe um ciclo de dependência entre elas e as pessoas, e desta dependência surge à necessidade de compreender o porquê da existência da administração e da sua importância, pois é através dela e por meio dela, que as organizações sobrevivem.
1.2 O QUE É ADMINISTRAÇÃO
Encontramos diversos conceitos de inúmeros autores, porém, todos definem em suas palavras o propósito da administração em administrar recursos de forma racional para atingir resultados positivos. De acordo com Chiavenato (2011, p.04): “Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos organizacionais”.
1.3 OS PRIMÓRDIOS E A ABORDAGEM CLÁSSICA
É preciso voltar ao passado e compreender as teorias que contribuíram para a evolução das organizações.
Como já citado anteriormente, as organizações surgiram das necessidades humanas, é em decorrência destas necessidades que, primeiramente os artesões se uniram para formar os primeiros indícios de organização.
A Revolução Comercial dos séculos XVI e XVII estava, até então, ligada a circulação de mercadorias. A partir de segunda metade do século XVIII, iniciou na Inglaterra, a mecanização industrial, desviando a acumulação de capitais da atividade comercial para o setor de produção. Este fato trouxe grandes mudanças econômicas e sociais, fazendo com que o resto de feudalismo que ainda predominava em